Senhor dos Passos da Graça
Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça
06
Ago 19

A Real Irmandade de Santa Cruz e Passos concretizou hoje a aquisição do Passo de Santo André, no Largo Rodrigues de Freitas, à empresa Topázio Temático, Lda., recuperando a sua posse após 107 anos da sua perda. Nesta capela, inserida na muralha Fernandina e na casa onde nasceu São João de Brito, realiza-se o 6º Passo da Procissão do Senhor dos Passos da Graça, nesta passagem, Jesus é ajudado por Simão de Cirene a levar a Cruz.

A aquisição foi realizada pelo valor simbólico de mil euros, estando a irmandade representada pelo seu Provedor, Francisco de Mendia, e a empresa vendedora pelos seus sócios, Francisco Moreira e Tiago Rafael. Estiveram também presentes o Conselheiro da Exma. Mesa Administrativa, Luís Cartario, e o sócio dos referidos vendedores, o Senhor Paulo de Sousa, que foi quem manteve sempre todos os contactos com a irmandade.

A recuperação do Passo de Santo André é uma ambição muito antiga da irmandade, que havia perdido a sua posse numa batalha judicial com a proprietária do edifício em 1912. Após essa data, o edifício teve vários proprietários, tendo acabado na posse da Câmara Municipal de Lisboa. No ano de 2014, a CML decidiu vender alguns dos seus activos, nomeadamente a referida Casa de São João de Brito. A partir desse momento, a Exma. Mesa Administrativa moveu tudo ao seu alcance para recuperar a capela, nomeadamente tendo realizado várias reuniões com o executivo camarário e feito inúmeros contactos de sensibilização. Após essas diligências, a CML decidiu a venda do edifício salvaguardando em reunião de Assembleia Municipal de 29 de Julho de 2014 o usufruto da capela para a Real Irmandade.

Posteriormente, a Exma. Mesa Administrativa entrou em conversações com os novos proprietários, os accionistas da empresa Topázio Temático, sensibilizando para a importância do Passo de Santo André, que fazia parte do imóvel adquirido. Estas conversas e reuniões havidas ficaram concluídas com esta venda por um valor simbólico, passando a posse do Passo de Santo André para a Real Irmandade dos Passos da Graça.

No âmbito deste processo, a Exma. Mesa Administrativa gostaria de fazer um sentido agradecimento público aos antigos proprietários do Passo de Santo André, os Senhores Paulo de Sousa, Francisco Moreira e Tiago Rafael, pela sua generosidade. Um agradecimento também ao actual Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, que em 2014, quando exercia funções como vice-Presidente, foi o responsável num primeiro momento pela atribuição do usufruto do Passo de Santo à irmandade.

O Passo de Santo André vai entrar num processo de restauro, do qual daremos conta brevemente, comprometendo-se a Exma. Mesa Administrativa a deixar esta capela pronta para a próxima Procissão dos Passos da Graça em 2020.

IMG_6799.JPG

IMG_6806.JPG

IMG_6797.JPG

IMG_6793.JPG

IMG_6794.JPG

IMG_6798.JPG

 

 

publicado por senhorpassosgraca às 15:43
Agosto 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Parabéns.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho.Bem hajam.
Procissão do Senhor dos Passos da Graça 2008http:/...
Quero dar os parabéns á Mesa Excelenttissima pelo ...
Parabéns por todo este trabalho e importante recol...
Muito interessante! Mais ainda a sua nobre acção e...
blogs SAPO