Realizou-se no passado domingo, dia 13 de Março, 2º domingo da Quaresma, a 435ª Procissão do Senhor dos Passos da Graça, que este ano foi dedicada à Ucrânia e ao fim da guerra. Mais uma vez, foi uma importante manifestação de fé, que se vem reforçando todos os anos, sempre com a presença de muitos irmãos, bem como com a forte adesão do povo de Lisboa.
As cerimónias, que iniciaram durante a manhã, com a Missa Solene presidida pelo Rev. Pe. António Júlio Trigueiros, sj, Reitor da Igreja de São Roque, foram muito participadas.
À tarde, a Procissão do Senhor dos Passos foi presidida pelo Senhor D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Este ano, entre os vários convidados institucionais estiveram S.A.R. a Senhora Duquesa de Bragança, S.A.R. o Príncipe da Beira, S.E. o Presidente da República, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Assembleia Municipal de Lisboa e vários Vereadores, um representante do Conselho das Antigas Ordens Militares, o Coronel Raúl Folques, os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Vicente e Misericórdia, as Embaixadoras da Ucrânia e das Filipinas e o Consul Honorário da Ucrânia. Estiveram ainda presentes o Exército, os Bombeiros Sapadores de Lisboa, a Ordem de Malta, a Ordem do Santo Sepulcro, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Constantiniana de São Jorge, Irmandade da Sé e Irmandade de São Miguel e Almas da Basílica dos Mártires. Mais uma vez, a Irmandade dos Passos da Graça contou com a presença e apoio constante da Irmandade da Misericórdia e de São Roque, que tem um papel decisivo na organização da procissão.
Para o ano, em 2023, a procissão será a 5 de Março.