Senhor dos Passos da Graça
Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça
14
Fev 13

Sexta-feira 22 Fevereiro 19:00h - Investidura da nova Túnica à Imagem do Senhor - Igreja da Graça

 

Sábado 23 Fevereiro 18:00h – Via Sacra e Missa da Real Irmandade – Igreja de São Roque

 

Domingo 24 Fevereiro 10:30h – Missa Solene – Igreja de São Roque

                                    14:00h – Recitação do Terço

                                    14:30h – Saída da Procissão da Igreja de São Roque com destino à Igreja da Graça

 

Percurso:

- Igreja de S. Roque, Largo Trindade Coelho, Rua da Misericórdia, Rua Garrett, Rua do Carmo, Rossio, Rua Largo 1.º de Dezembro, Largo de São Domingos, R. D. Antão de Almada, Travessa Nova de São Domingos, Rua da Palma, Praça do Martim Moniz, Rua dos Cavaleiros, Calçada de Santo André, Igreja da Graça.


A Procissão do Senhor dos Passos da Graça teve inicio em 1587 por iniciativa de Luís Álvares de Andrade ao instituir uma irmandade com o intuito de colocar em prática, na sua cidade de Lisboa, o que o Marquês de Tarifa tinha começado em Sevilha, celebrando os Passos de Jesus Cristo em sua Paixão sagrada, imitando os passos que Ele mesmo tinha dado com a Sua Cruz até ao Calvário.


Inicialmente, juntamente com os seus companheiros, como frequentador da Igreja de São Roque dos padres da Companhia de Jesus, comunicou a intenção de ali fundar uma confraria de devoção à santa Cruz de Cristo mas este projecto foi-lhe negado evocando indisponibilidade de espaço. No entanto foi-lhe indicado o Convento da Ordem de Santo Agostinho como uma possibilidade e assim se fundou a Irmandade ou Confraria da Santa e Vera Cruz, inicialmente numa capela no claustro do convento da Graça em 1586.


A verdade é que ainda hoje, passados mais de quatro séculos (426 anos), continua a se realizar ininterruptamente a procissão do Senhor dos Passos da Graça, que a seu exemplo, rapidamente se estendeu a todo o país e a todo o mundo lusófono, é disso testemunho as procissões dos passos em todo o território nacional e ainda em Macau, na Índia ou no Brasil.

Além de ser considerada como a primeira procissão de Passos em antiguidade e a  principal da quaresma da cidade de Lisboa ao longo dos tempos, vem este ano retomar o seu percurso original de São Roque à Graça, percurso este realizado pela ultima vez em 1987 por ocasião da comemoração dos seus 400 anos.

publicado por senhorpassosgraca às 12:08
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Parabéns.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho.Bem hajam.
Procissão do Senhor dos Passos da Graça 2008http:/...
Quero dar os parabéns á Mesa Excelenttissima pelo ...
Parabéns por todo este trabalho e importante recol...
Muito interessante! Mais ainda a sua nobre acção e...
blogs SAPO