Senhor dos Passos da Graça
Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça
15
Mar 10

A Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça teve origem no ano de 1586, quando Luís Alvares de Andrade, pintor, obteve a autorização dos frades do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa, para aí fundar uma confraria de devoção à Santa Cruz de Cristo, cumprindo um desejo seu.

A Irmandade alcançou uma grande importância e vulto na cidade e, em finais do século XVII, passou a chamar-se Irmandade de Vera Cruz e Passos de Cristo, instituíndo-se a realização anual da procissão do Senhor dos Passos.

 

A procissão acontecia geralmente no segundo domingo da Quaresma, ou na semana a seguir ao Entrudo, geralmente uma 5ª feira, e partia da Igreja da Graça, onde se encontrava a imagem do Senhor dos Passos, sumptuosamente vestida. Fazia o seu percurso até à Igreja de São Roque, onde pernoitava e onde os fiéis tinham a oportunidade de beijar os pés da imagem. No dia seguinte, 6ª feira pela tarde, iam Suas Majestades à Igreja de São Roque assistir à missa e orar.

 

Após a visita, a procissão seguia o seu percurso de regresso, descia a Rua da Misericórdia passando pelo Largo do Chiado e Igreja do Loreto. Continuava pela Rua Garrett, Calçada Nova do Carmo até chegar ao Rossio e ao Largo de São Domingos. Daqui passava à Rua do Benformoso, Largo do Terreirinho, Calçada de Santo André, para finalmente chegar, já pela noite, à Igreja da Graça onde se recolhia a imagem.

(continua)

publicado por senhorpassosgraca às 16:38
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Parabéns.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho.Bem hajam.
Procissão do Senhor dos Passos da Graça 2008http:/...
Quero dar os parabéns á Mesa Excelenttissima pelo ...
Parabéns por todo este trabalho e importante recol...
Muito interessante! Mais ainda a sua nobre acção e...
blogs SAPO